quarta-feira, 3 de julho de 2013

Identifique-se musicalmente!

                                 Ciente de que não se deve falar em conclusão no início de um assunto, mas essa a que me refiro, é de algo que venho entendendo com mais clareza a cada dia, com as experiências herdadas em aula.                        
           
 A questão de hoje, é que nenhum cantor deveria ser censurado como "um mau cantor", antes de ter sido  adequadamente avaliada suas aptidões. Já falei sobre isso por aqui, pois muito me intriga...
Fazendo-me entender com exemplos:
      Há um tempo, assisti uma cantora lírica muito conhecida na minha cidade, cantando uma música secular . Confesso que me decepcionei, pois  tive oportunidade de ouví-la anteriormente, em outras ocasiões e achei maravilhoso,  deslumbrante, inesquecível, aqueles agudos impostadíssimos e tal!!!
 O que aconteceu então?? " Será que ela caiu de produção??"
Não!! Mil vezes não!! O ocorrido foi que a música escolhida por ela, um pop gospel , não comportava tamanha técnica! Trocando em miúdos, a canção não era pra ela!
Problema da música??? Não!!! Problema da escolha!!! Pois com certeza, na voz de um outro cantor musicalmente adequado ao estilo, ficaria tudo de bom! 
Esse assunto tem rondado as minhas aulas essa semana!!!
               Existem  alunos que  são ótimos no que cerne a impostação, outros sabem trazer um colorido mais pop às canções, alguns são 10 pra cantar em eventos mais formais, outros pra serem base em equipes de louvor, também há aqueles que preferem fazer segunda voz, ou seja, harmonizam com facilidade, não se esquecendo dos cantores de palco, os de ambiente music, jingles, musicais e por aí vai...
                              A avaliação das aptidões de um cantor é feita com ajuda de um professor de canto. Mas a sua tendência musical, deve ser primeiramente, identificada por você!!!  
                                 Então, se você acha sua voz,  um tanto bizarra... Não seria perfeita para fazer o jingle de um comercial de shampoos e sabonetes infantis por exemplo??? Caso pra pensar!!! rs

     Na próxima falarei sobre mim!!     
           Bjs!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário